8 de maio de 2012


Nibiru e o Fim do Mundo em 2012: Parte II
Perguntas e Respostas: Tradução de um artigo da coluna da NASA Pergunte a um astrobiólogo


 10. Que teoria é esta da mudança dos pólos? É verdade que a crosta terrestre dá uma rotação de 180 graus em torno do núcleo em matéria de dias se não horas? Isto tem alguma coisa a ver com o nosso sistema solar mergulhando abaixo do equador galáctico?

 Uma reversão na rotação da Terra é impossivel. Jamais aconteceu e jamais vai acontecer. Existem os movimentos lentos dos continentes (por exemplo a Antártida estava próxima do equador centenas de milhões de anos atrás), mas estes são irrelevantes para a alegação de reversão dos pólos de rotação. Entretanto, muitos do websites que promovem cenários de desastre usam um jogo de iscas e mudanças para enganar as pessoas. Eles alegam que há uma relação entre a rotação e a polaridade magnética na Terra, que muda de forma irregular com uma reversão magnética acontecendo a cada 400.000 anos em média. Até onde sabemos, estas reversões magnéticas não causam nenhum dano à vida na Terra. É muito pouco provável que uma reversão magnética aconteça nos próximos milênios. Mas eles alegam falsamente que uma reversão magnética vai acontecer em breve (em 2012) e que isto é o mesmo, ou vai causar, uma reversão dos pólos de rotação. A coisa se resume a: (A) a direção da rotação e a polaridade magnética não são relacionadas. (B) não há razão para esperar uma reversão da polaridade magnética nos próximos anos, ou antecipar quaisquer efeitos danosos na vida quando isto eventualmente venha a acontecer. (C) uma mudança súbita nos pólos rotacionais com consequências desastrosas é impossível. Além disso, nada disto tem qualquer coisa a ver com o equador galáctico ou quaisquer outras besteiras sobre alinhamentos que aparecem em muitos sites de teorias da conspiração.

 11. Quando a maioria dos planetas se alinharem em 2012 e o planeta Terra estiver no centro da Via Láctea, quais serão os efeitos disso sobre o planeta Terra? Poderá causar uma mudança de pólo, e o que podemos esperar então?

 Não haverá nenhum alinhamento planetário em 2012 ou em qualquer momento nas próximas décadas. E sobre a Terra estar no centro da Via Láctea, eu não sei o que significa esta frase. Se você está falando da Galáxia Via Láctea, nós estamos bastante longe, próximos da borda desta galáxia espiral, cerca de 30.000 anos-luz do centro. Nós damos a volta em torno do centro em um período de 225-250 milhões de anos, sempre mantendo aproximadamente a mesma distância. Sobre uma mudança de pólos, eu também não sei o que isto quer dizer. Se isto significa uma mudança súbita da posição dos pólas (ou seja, do eixo de rotação da Terra), então isto é impossível, como apontado na questão 10. O que muitos websites discutem é o alinhamento da Terra e o Sol com o centro da Via Láctea na constelação de Sagitário. Isto acontece em todos os anos, no mês de dezembro, sem nenhuma consequência ruim, e não há razão para esperar que 2012 seja diferente dos outros anos.

 12. Quando o Sol e a Terra se alinharem no plano galáctico ao mesmo tempo com o buraco negro no centro, não poderá ser isto causar alguma coisa, devido ao fato de que o buraco negro tem uma força gravitacional tão intensa?

 Há um gigantesco buraco negro no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, e como qualquer concentração de massa ele exerce sua força gravitacional sobre o resto da Galáxia. Entretanto, o centro galáctico está bem distante, aproximadamente 30.000 anos-luz, então ele tem um efeito negligível sobre o sistema solar ou sobre a Terra. Não existem forças especiais vindas do plano galáctico ou do centro galáctico. A única força importante que atua sobre a Terra é a gravidade do Sol e da Lua. Sobre a influência do plano galáctico, não há nada de especial sobre sua localização. A última vez que a Terra estava no plano galáctico aconteceu vários milhões de anos atrás. Alegações de que a Terra está para cruzar o plano galáctico são falsas.

 13. Estou com medo do fato da Terra entrar na Fenda Escura da Via Láctea. O que vai acontecer? A Terra será engolida?

 A "fenda escura" ("dark rift" em inglês) é um nome popular para as nuvens de poeira grandes e difusas no braço interno da Galáxia Via Láctea, que bloqueiam nossa vista do centro galáctico. O rumor assustador de "alinhamento galáctico" é muito doido. No fim de dezembro o Sol está sempre aproximadamente na direção do centro da Galáxia conforme visto da Terra, mas e daí? Aparentemente os vigaristas que estão tentando te assustar decidiram usar estas frases sem sentido sobre "alinhamentos" e "fendas escuras" e "cinturão de fótons" precisamente por que elas não são conhecidas pelo público. Isto é muito ruim, mas não há nenhuma lei contra mentir na Internet ou em qualquer outro lugar exceto em um tribunal. No que concerne a segurança da Terra, as ameaças importantes são o aquecimento global e a perda de diversidade biológica e talvez algum dia alguma colisão com um asteróide ou cometa, não as alegações pseudocientíficas sobre 2012.

 14. Ouvi dizer que o campo magnético da Terra vai se inverter em 2012 justamente quando os mais fortes níveis de tempestades solares previstas na história vão acontecer. Isto irá destruir nossa civilização?

 Perto do máximo solar (que acontece a cada 11 anos, aproximadamente), existem muito mais labaredas solares e ejeções de massa coronal que perto do mínimo solar. As labaredas e ejeções de massa não trazem perigo para a vida humana ou outra forma de vida na Terra. Elas são perigosas para astronautas no espaço profundo ou na Lua, e este é um problema que a NASA terá de enfrentar, mas não é um problema para mim ou para você. Enormes disparos podem interromper transmissões de rádio, causar auroras brilhantes (Luzes do Norte e do Sul), e danificar os componentes eletrônicos de alguns satélites no espaço. Atualmente muitos satélites são projetados para lidar com esta possibilidade, por exemplo desligando os circuitos mais delicados e indo para um modo de segurança por algumas horas. Em casos extremos a atividade solar pode interromper as transmissões elétricas em solo, possivelmente levando a blecautes elétricos, mas isto acontece raramente.

 O último máximo solar aconteceu em 2001, então o próximo máximo solar previsto deve acontecer 11 anos depois, em torno de 2012. Entretanto, o último mínimo solar foi diferente, com um período de alguns anos com praticamente nenhuma mancha solar outros indicativos de atividade solar, assim os cientistas estão achando que o próximo máximo solar será atrasado, talvez para 2013. Entretanto, os detalhes sobre os ciclos solares permanecem basicamente imprevisíveis.

 Você está certo sobre o campo magnético da Terra nos proteger ao criar uma região enorme no espaço, chamada de magnetosfera terrestre, dentro da qual a maior parte do material ejetado pelo Sol é capturada ou defletida, mas não há razão para esperar uma reversão de polaridade nos próximos anos. Estas reversões magnéticas acontecem apenas uma vez a cada 400.000 anos em média.

 15. Estou confuso sobre uma reportagem no site da Fox News de que em 2012 uma "poderosa tempestade solar poderá desligar os Estados Unidos por meses". Eles apontam um relatório da National Academy of Sciences que foi comissionado e pago pela NASA. Se nada vai acontecer em 2012, por que a NASA permite uma besteira destas ser reportada?

 A NASA está satisfeita com o relatório do National Research Concil sobre heliofísica. Como você notou, este relatório incluiu uma análise do pior caso do que poderia acontecer hoje se houvesse uma repetição da maior tempestade solar já registrada (1859). O problema é a forma que esta informação pode ser usada fora do contexto. Não há razão para esperar que uma tempestade tão forte aconteça no futuro próximo, certamente não em 2012 especificamente. Sua referência ao "evento em 2012" ilustra este problema. Não há previsão de um "evento em 2012". Não sabemos quando o próximo máximo solar vai acontecer naquele ano. O cenário todo de desastre em 2012 é um boato, reforçado pelo filme-desastre de ficção científica de Hollywood "2012". Eu espero que a maioria das pessoas consiga distinguir entre roteiros de filmes de Hollywood e a realidade.

 16. Todos meus colegas de escola estão me dizendo que vamos todos morrer no ano 2012 por causa de um meteoro atingindo a Terra. É verdade?

 Seus amigos estão errados. A Terra tem sido sempre o alvo de impactos de cometas e asteróides, apesar de grandes impactos serem bem raros. O último grande impacto aconteceu 65 milhões de anos atrás, e levou à extinção dos dinossauros. Atualmente, astrônomos da NASA estão fazendo uma pesquisa chamada de Spaceguard Survey para encontrar qualquer grande asteróide próximo da Terra antes que ele a colida. Já foi determinado que não há nenhum asteróide grande como o que matou os dinossauros. Todo este trabalho é feito às claras com as descobertas sendo anunciadas diariamente no site do NEO Program Office da NASA (http://neo.jpl.nasa.gov/), e você pode ver por si mesmo que não há nada previsto para atingir a Terra em 2012.

 17. Se o Nibiru é um boato, pro que a NASA não emite um desmentido? Por que vocês permitem que estas histórias circulem e assustem as pessoas? Por quê o governo não faz alguma coisa a respeito?

 Se você for à página da NASA, nasa.gov, você verá várias história que desmentem o boato Nibiru-2012. Tente fazer uma pesquisa no nasa.com por "Nibiru" ou "2012". Não há muita coisa que a NASA possa fazer. Estes boatos não tem nada a ver com a NASA e não são baseados em dados da NASA, então como agência não estamos diretamente envolvidos. Mas cientistas, tanto na NASA quanto fora dela, reconhecem que este boato com seu esforço para assustar pessoas é uma distração de problemas científicos mais importantes, como o aquecimento global ou a perda da diversidade biológica. Vivemos em um país onde há liberdade de expressão, e isto inclui a liberdade para mentir. Você deve se sentir feliz de não existir censura. Mas se você usar apenas o bom senso eu tenho certeza que você vai reconhecer as mentiras. Conforme se aproxima o ano de 2012, as mentiras ficam cada vez mais óbvias.

 18. Você pode provar para mim que Nibiru é um boato? Existem tantos relatos afirmando que algo terrível vá acontecer em 2012. Eu preciso de provas por que o governo e a NASA estão escondendo muitas coisas de nós.

 É ilógico pedir por provas de que o fim do mundo em 2012 é um boato. Suas questões devem ser dirigidas aos defensores do fim do mundo que provem que o que eles dizem é verdade, não para a NASA provar que é falso. Se alguém alegar na Internet que elefantes púrpuras de 15 metros de altura caminhando por Cleveland, alguém vai esperar que a NASA prove que isto é mentira? O ônus da prova recai sobre quem faz afirmações malucas. Lembre do comentário de Carl Sagan que alegações extraordinárias pedem provas extraordinárias para serem acreditados.

 Entretanto, eu acho que os astrônomos chegaram ao ponto em que podemos oferecer argumentos extremamente fortes de que Nibiru não existe. Um enorme planeta (ou uma estrela anã-marrom) em nosso sistema solar teria sido descoberta pelos astrônomos há muitos anos por causa das perturbações gravitacionais sobre outros objetos e pela detecção direta na faixa do infravermelho. O NASA Infrared Astronomy Satellite (IRAS) fez a primeira pesquisa completa do céu em 1983, e várias pesquisas posteriores teriam visto Nibiru se ele estivesse por aí. Mais que isto, se uma massa enorme passar pelo sistema solar interior a cada 3.600 anos, veríamos seus efeitos disruptivos na órbita dos planetas interiores, e não vemos estes efeitos.

 Você não precisa acreditar na minha palavra. Use apenas o senso comum. Você viu Nibiru? Em 2008 muitos websites afirmaram que ele seria visível ao olho nu na primavera de 2009. Se um planeta enorme ou uma anã-marrom estivesse para entrar no sistema solar interior em 2012, ele já estaria sendo rastreado por centenas de milhares de astrônomos, profissionais e amadores, em todo o mundo. Você conhece algum astrônomo amador que esteja vigiando ele? Você viu alguma foto ou discussão sobre o assunto nas revistas populares de astronomia como a Sky & Telescope? Pense sobre isto. Ninguém conseguiria esconder Nibiru se ele existisse.

 19. E as propagandas assustadoras sobre o filme 2012? Eles nos dizem para examinar aqueles sites de Internet para verificar a ameaça do fim do mundo.

 As alegações pseudo-científicas sobre Nibiru e um fim do mundo em 2012, junto com a desconfiança do governo, tem sido amplificadas pela publicidade de um filme da Columbia Pictures chamado 2012. O trailer do filme, que pode ser conferido no website do mesmo, mostram uma onda gigantesca quebrando sobre os Himalaias, com as palavras "Como os governos do nosso planeta preparam 6 bilhões de pessoas para o fim do mundo? [pausa longa] Eles não preparam. [pausa longa] Descubra a Verdade. Procure no Google por 2012."

 A publicidade do filme inclui a criação de um falso website (www.instituteforhumancontinuity.org) do "The Institute for Human Continuity", que é inteiramente fictício. De acordo com este website, o IHC é dedicado à pesquisa científica e ao preparo do público. Sua missão é a sobrevivência da humanidade. O website explica que o instituto foi fundado em 1978 por líderes de governos, negócios e cientistas internacionais. Eles dizem que em 2004, cientistas do IHC confirmaram com 94% de certeza que o mundo seria destruído em 2012. O website encoraja as pessoas a se registrarem para uma loteria que selecionará aqueles que serão salvos; um colega meu informou o nome do seu gato, que foi aceito. Eu descobri na Wikipedia que este tipo de website falso é uma nova técnica de propaganda, chamada de "Viral Marketing", em analogia a vírus de computadores. [No Brasil um automóvel foi promovido com uma propaganda semelhante, dizendo que o asteróide Pallas ia atingir a Terra em determinada data, exatamente a data de apresentação do veículo ao público.]

 20. É possível que o fluxo de questões que você descreve seja parte de algum tipo de campanha para um livro ou filme, na esperança de que o volume de desmentidos seja tomado como "evidência" de que existe uma conspiração?

 Eu me faço esta mesma pergunta todos os dias, conforme o volume de correspondência que eu recebo sobre Nibiru (junto com os alinhamentos e mudanças de pólos) continua crescendo — já chegam a mais de 20 por semana. Claramente há pessoas lucrando com o medo de um suposto fim do mundo se aproximando. Parte desta histeria é aparentemente propaganda para o filme-desastre de ficção científica 2012 (veja a questão 19). Muitos websites estão vendendo livros e fitas sobre Nibiru e mesmo "kits de sobrevivência". Isto é muito triste, que com tantos problemas reais (como aquecimento global e o colapso financeiro) as pessoas estão sendo distraídas por estas mentiras. No capítulo final de um novo livro sobre astronomia (A caçada ao planeta X) de Govert Shilling, ele escreve "há muita coisa a ser feita pelos que desmentem o boato —os arqueólogos e astrônomos que dão uma olhada longa e cética sobre esta maré de besteiras de Nibiru e explicam com precisão científica o que está errado com este conto de fadas cósmicos. Eles terão seu trabalho facilitado nos próximos poucos anos. E em 22 de dezembro de 2012 haverá uma nova história pseudocientífica fantástica dando voltas e o circo vai começar novamente. Por que não importa quantos corpos celestiais forem encontrados em nosso sistema solar, sempre haverá necessidade de um misterioso Planeta X."

http://cesarakg.wikispaces.com/Nibiru+e+o+Fim+do+Mundo+em+2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário