8 de maio de 2012

Nibiru e o Fim do Mundo em 2012: Parte I
 Perguntas e Respostas: Tradução de um artigo da coluna da NASA Pergunte a um astrobiólogo

Histórias sobre o planeta fictício Nibiru e previsões de fim de mundo em dezembro de 2012 tem surgido na Internet. Existem hoje (junho de 2009) mais de 175 livros listados na Amazon.com tratando do fim do mundo em 2012. Conforme este boato se espalha, muitos mais cenários de desastre estão sendo sugeridos. A coluna "Ask an Astrobiologist" ("Pergunte a um astrobiólogo") tem recebido cerca de mil questões sobre e 2012, com mais de 200 respostas publicadas. Muitas das questões são similares às que já foram respondidas. O que segue é uma lista das vinte perguntas mais populares, em uma sucessão lógica e respondidas detalhadamente.

Além das minhas respostas, existem outras fontes de informação boas:
•Artigo da NASA 2012: Beginning of the End or Why the World Won't End?
•Neil de Grasse Tyson postou um vídeo clip legal sobre esta história de Nibiru/2012
•A Wikipedia tem vários artigos úteis. Comece com Nibiru Collision, então olhe em Nibiru mythology, e Nibiru (Sitchin). Também bastante informativo é o artigo sobre as previsões de fim de mundo de 2012.
•Para uma descrição detalhada da origem do culto do Planeta X/Nibiru, veja a discussão de Phil Plait no seu site Badastronomy.
 David Morrison,  NAI Senior Scientist, June 1, 2009

 1. Qual é a origem da previsão de que o mundo acabará em dezembro de 2012?
 A história começou com alegações que Nibiru, um suposto planeta descoberto pelos sumérios, estaria vindo em direção à Terra. Zecharia Sitchin, que escreve ficção sobre a antiga civilização mesopotâmia dos Sumérios, alegou em vários livros (como em "O Décimo-Segundo Planeta", publicado em 1976) que ele encontrou e traduziu documentos sumérios que identificam o planeta Nibiru, orbitando o Sol a cada 3.600 anos. Estas fábulas sumérias teriam histórias de "astronautas antigos" visitando a Terra de uma civilização alienígena chamada de Anunnaki. Então Nancy Lieder, uma auto-proclamada médium que alega estar em contato com alienígenas, escreveu em seu site Zetatalk que os habitantes de um planeta fictício em torno da estrela Zeta Reticuli avisaram-na que a Terra estava em perigo por causa do Planeta X ou Nibiru. Esta catástrofe foi prevista inicialmente para maio de 2003, mas quando nada aconteceu em 2003 o dia do fim do mundo foi adiantado para dezembro de 2012. Só mais recentemente estas duas fábulas foram ligadas ao fim da contagem longa do calendário Maia no solstício de 2012 - portando a data do fim do mundo ficou marcada para 21 de dezembro de 2012.

 2. Os Sumérios foram a primeira grande civilização, e eles fizeram previsões astronômicas precisas, incluindo a existência do planeta Urano, Netuno e Plutão. Então por que não acreditar na previsão deles sobre Nibiru?
 Nibiru é um nome na astrologia babilônica às vezes associado ao deus Marduk. Nibiru aparece como um personagem secundário no poema da criação babilônio Enuma Elish conforme registrado na biblioteca de Assurbanipal, Rei da Assíria (668-627 AEC). A civilização suméria é anterior, do período que vai de cerca do século 23 AEC até o século 17 AEC. As alegações de que Nibiru é um planeta e que era conhecido pelos Sumérios são contrariadas por estudiosos que (diferente de Zecharia Sitchin) estudam e traduzem os registros escritos da antiga Mesopotâmia. Os Sumérios foram de fato uma grande civilização, importante para o desenvolvimento da agricultura, gerenciamento de recursos hídricos, vida urbana e especialmente a escrita. Entretanto, eles deixaram muito poucos registros tratando da astronomia. Certamente eles não sabiam da existência de Urano, Netuno ou Plutão. Eles também não entendiam que os planetas orbitavam o Sol, uma idéia que foi desenvolvida primeiro na Grécia Antiga, dois milênios depois do fim dos Sumérios. Alegações de que os sumérios tinham uma astronomia sofisticada, ou que eles tinham um deus chamado Nibiru, são produtos da imaginação de Sitchin.
 3. Como vocês podem negar a existência de Nibiru quando a NASA descobriu o mesmo em 1983 e a história apareceu em jornais importantes? Naquela época ele foi chamado de Planeta X, e mais tarde foi mudado para Xena ou Eris.
 IRAS (o satélite de astronomia de infravermelho da NASA, que examinou o céu em um período de 10 meses em 1983) descobriu muitas fontes de infravermelho, mas nenhuma delas era Nibiru ou o Planeta X ou qualquer outro objeto do sistema solar exterior. Há uma boa discussão na Caltech em http://spider.ipac.caltech.edu/staff/tchester/iras/no_tenth_planet_yet.html. Em resumo, o IRAS catalogou 350.000 fontes de infravermelho, e inicialmente muitas destas fontes eram não-identificadas (que era o objetivo obviamente de fazer esta pesquisa). Todas estas observações foram seguidas de estudos feitos com instrumentos mais poderosos tanto em solo quanto no espaço. O rumor sobre um "décimo planeta" surgiu em 1984 após um trabalho científico publicado no Astrophysical Journal Letters com o título "Unidentified point sources in the IRAS minisurvey" ("Fontes pontuais não-identificadas na mini-pesquisa IRAS), que discutia várias fontes de infravermelho sem "contrapartes". Mas estes "objetos misteriosos" mais tarde foram identificados como sendo galáxias distantes (exceto um, que era um pedaço de "cirrus infravermelho", conforme publicado em 1987. Nenhuma fonte do IRAS jamais foi identificada como sendo um planeta. Uma boa discussão sobre este assunto pode ser encontrada no site de Phil Plait (http://www.badastronomy.com/bad/misc/planetx/science.html#iras). O resumo é que Nibiru é um mito, sem nenhuma base em fatos. Para qualquer astrônomo, as alegações de um planeta "próximo" mas "invisível" são apenas tolices.
 4. Talvez devêssemos estar perguntando sobre o Planeta x ou Éris, não Nibiru. Por que a NASA mantém em segredo a órbita de Éris?

 "Planeta X" é um oximoro quando aplicado a um objeto real. O termo tem sido usado por astrônomos nos últimos 100 anos para objetos possíveis ou suspeitados. Uma vez o objeto tenha sido encontrado, ele recebe um nome real, como foi feito com Plutão e Éris, ambos chamados em algum tempo de Planeta X. Se um objeto novo acaba se revelando como não sendo real ou não sendo um planeta, então você não vai mais ouvir falar dele. Se for real, não será chamado de Planeta X.
 Éris é um de vários planetas anões recentemente descobertos pelos astrônomos no sistema solar exterior, todos eles em órbitas normais, que nunca irão trazê-los para perto da Terra. Como Plutão, Éris é menor que nossa Lua. Éris está muito longe, e sua órbita nunca o trará a menos de 6 bilhões de quilômetros. Não há segredos sobre Éris e sua órbita, o que pode ser verificado facilmente em uma pesquisa no Google ou na Wikipedia.
 5. Você nega que a NASA construiu o South Pole Telescope (SPT - Telescópio do Polo Sul) para rastrear Nibiru? Por que outro motivo a NASA faria um telescópio no Polo Sul?
 Existe um telescópio no Pólo Sul, mas ele não foi feito pela NASA e não é usado para estudar Nibiru. O SPT foi construído pela National Science Foundation, e é um radiotelescópio, não um instrumento óptico. Ele não pode fazer imagens ou tirar fotos. Você pode procurar na Wikipedia. A Antártida é um local excelente para observações astronômicas no infravermelho ou ondas curtas de rádio, e tem a vantagem de que os objetos podem ser observados continuamente sem a interferência do ciclo dia-noite.
 Além disso, é impossível imaginar uma geometria em que um objeto possa ser visto somente do pòlo Sul. Se ele estiver a sul da Terra, ele deve poder ser visto de qualquer ponto do hemisfério sul.
 6. Existem muitas fotos e vídeos de Nibiru na Internet. Isto não prova que ele existe?
 A grande maioria das fotos e vídeos na Internet são de algum aspecto próximo do Sol (aparentemente provando a alegação que Nibiru está escondido atrás do Sol nos últimos anos). Na verdade existem imagens falsas do Sol causadas por reflexão internas nas lentes, geralmente chamadas de clarões ("lens flare" no original). Você pode identificar facilmente um clarão por que ele aparece diametralmente oposto à imagem do sol, refletida a partir do centro da imagem. Isto fica bastante óbvio em vídeos, onde, conforme a câmera se move, a imagem falsa dança de uma forma exatamente oposta à imagem real do Sol. Clarões similares também dão origem a muitas fotos de UFO feitas à noite com fontes de luz brilhantes como as luzes da rua enquadradas. É surpreendente como as pessoas não reconhecem este artefato fotográfico comum. Também é surpreendente como as fotos mostrando algo quase tão grande e brilhante quanto o Sol (um "segundo sol") são aceitas junto com as alegações feitas nos mesmos websites dizendo que o brilho de Nibiru é muito fraco para ser visto ou fotografado exceto com grandes telescópios.
 Uma foto telescópica bastante divulgada (http://www.greatdreams.com/nibiru-possible.jpg) mostra duas vistas de uma nuvem de gás em expansão muito além do sistema solar, que não está se movendo; você pode perceber isto pelo fato das estrelas serem as mesmas nas duas imagens. Um leitor atento deste webiste identificou estas fotos como sendo uma esfera gasosa em torno da estrela V838 Monocerotis. A Wikipedia tem um bom artigo e uma bela foto desta estrela feita pelo Hubble. Outro estudante de ensino médio ficou inicialmente impressionado pelas imagens postadas de uma bolha vermelha que foi dita ser de Nibiru. Ele então trabalho em sua aula de Photoshop só para fazer uma imagem destas começando do nada.
 Um vídeo postado no verão de 2008 no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=qDKtkWIx00A) mostra um cara parado em sua cozinha alegando que um dos objetos descobertos por um telescópio de raio X da NASA é Nibiru. Qual a evidência dele? Que como a imagem em cores falsas liberadas pela NASA é azul, então tem que ser um planeta próximo coberto de oceanos. Isto seria hilário se não estivesse sendo usado para assustar as pessoas.
 7. Você pode explicar o fato que a área em (5h 53m 27s, -6 10’ 58”) foi censurada no Google Sky e no Microsoft Telescope? Várias pessoas sugeriram que estas áreas foram escurecidas por que são as coordenadas onde Nibiru está localizado atualmente.
 Várias pessoas perguntaram sobre este retângulo escurecido em Orion no Google Sky, que é uma apresentação de imagens do Sloan Digital Survey. Isto não pode ser uma "área de ocultação" de Nibiru, já que é uma parte do céu que pode ser vista de praticamente qualquer lugar na Terra fim de 2007 e início de 2008, quando muito da conversa sobre Nibiru começou. Isto contradiz as alegações que Nibiru está se escondendo atrás de Sol ou que ele pode ser visto apenas do hemisfério Sul. Mas eu também fiquei curioso sobre este retângulo escuro, então perguntei a um amigo que é cientista sênior no Google. Ele respondeu que os "os dados ausentes são devidos a um erro de processamento no programa que liga as imagens do Sloan Survey. A equipe me garantiu que na próxima vez que ele for executado, este problema será corrigido!"
 8. Se o governo soubesse sobre Nibiru, eles não iriam manter em segredo para evitar o pânico? Não é o obrigação do governo manter a população tranquila?
 O governo tem muitos objetivos, mas eles não incluem manter a população tranquila. Minha experiência é que às vezes alguns setores do governo fazem justamente o contrário, como nas frequentes referências a várias ameaças terroristas ou alertas sobre acidentes rodoviários em feriadões, que não são mais perigosos que os dias normais. Há uma longa história de associação de coisas ruins com a oposição política (leitores mais antigos devem lembrar da "falha de mísseis" na eleição de 1960, e os leitores mais novos devem notar as muitas referências atuais a quem está ou não mantendo os EEUU protegidos dos terroristas). Além disso, os cientistas sociais têm apontado que muitos dos nossos conceitos de pânico público são produto de Hollywood, enquanto no mundo real as pessoas têm um bom registro de ajudar uns aos outros em tempos de perigo. Eu acho que todo mundo também reconhece que manter notícias ruins em segredo normalmente sai pela culatra, fazendo com que os problemas fiquem piores quando os fatos são descobertos. E no caso de Nibiru, estes fatos seriam descobertos rapidamente.
 Mesmo se eles quisessem, os governo nsão conseguiriam manter Nibiru em segredo. Se ele fosse real, ele seria rastreado por milhares de astrônomos, tanto amadores quanto profissionais. Estes astrônomos estão espalhados por todo o mundo. Eu conheço a comunidade astronômica, e estes cientistas não iriam guardar um segredo mesmo se recebessem ordens para tal. Você não consegue esconder um planeta que esteja a caminho do sistema solar interior!
 9. Por que o calendário maia diz que o mundo termina em 2012? Eu ouvi dizer que eles fizeram previsões astronômicas bastante precisas no passado. Como é que dá para ter certeza que vocês sabem mais que eles?
 Os calendários existem para manter um registro da passagem do tempo, não para predizer o futuro. Os astrônomos maias eram inteligentes, e desenvolveram um calendário bastante complexo. Os calendários antigos são interessantes para historiadores, mas eles não chegam aos pés da capacidade que temos hoje de manter um registro do tempo, ou da precisão dos calendários em uso atualmente. O ponto principal, entretanto, é que os calendários, sejam contemporâneos ou antigos, não podem prever o futuro do nosso planeta ou nos avisar de coisas que acontecerão em uma data específica como em 2012.
Eu noto que o calendário na minha mesa termina muito mais cedo, em 31 de dezembro de 2009, mas eu não interpreto isto como uma previsão do Armageddon. é só o início de um novo ano.
http://cesarakg.wikispaces.com/Nibiru+e+o+Fim+do+Mundo+em+2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário