9 de maio de 2012

Betelgeuse - Vai haver Dois Sóis em 2012?


Betelgeuse: o segundo Sol em 2012
Hercólubus (a mesma coisa que Segundo Sol, Planeta X, Nêmesis) é uma Estrela Anã (*)
O Hercólubus não pode ser visto porque é um Sol Negro.
Primeira coisa, vocês confundem Nibiru com Hercólubus.


Várias agências noticiosas, como a Sábado ou a TVI24, deram, na semana passada, destaque à possibilidade da estrela Betelgeuse explodir no próximo ano (sim, 2012 outra vez) transformando-se numa supernova. Mas o mais incrível é que noticiam que esta explosão criaria uma luz tão brilhante no nosso céu que se tornaria num segundo Sol. Esta notícia parece ter chegado a muito gente, ao ponto de já ser contada como se fosse acontecer na semana que vêm e que, em resultado disto, ficaria de dia nos Açores durante 2 semanas. Foi assim que a notícia chegou aos nossos ouvidos, por alguém que se dirigiu a nós para dissipar o seu receio.video
Mas, mais uma vez, os media internacionais pegaram em mais um acontecimento astronómico e exageraram. Aproveitando a especulação imaginária do fim do mundo em 2012, que vende muitos bilhetes de cinema e muitos jornais, muitos sites da internet e até “publicações prestigiadas”, prometem este acontecimento para o ano que vem, como se de um pronúncio se tratasse. Isto levou a um berburinho assustado por parte da maioria dos curiosos em astronomia, gerando perguntas acerca dum acontecimento que está longe do que os astrónomos indicaram. Ficam as perguntas:
1 – Vai explodir uma estrela para o ano que vem?
2 – Vai ser tão brilhante como o sol, deixando as horas nocturnas iluminadas?
3 – Estando tão perto da Terra, provocará problemas ao nosso planeta, podendo mesmo por em causa a nossa existência?

As respostas são mais simples do que parecem e deixam, imediatamente, especulações e profecias de parte:

1- Realmente, a Super Gigante vermelha Betelgeuse, da constelação de Orionte, está no ciclo final de vida e, conforme os cálculos dos cientistas, esta poderá explodir como Supernova a qualquer momento. Mas, a qualquer momento, em termos astronómicos, pode significar um ano como um milhão de anos. No entanto, parece pouco provável que seja já amanhã ou no ano que se segue.

2 - Não será tão brilhante como o Sol, mas criará uma luz intensa no céu que será brilhante à noite como uma Lua em quarto crescente e, consequentemente, observável durante o dia.

3 - Sendo uma estrela que até está perto da Terra (a cerca de 640 mil anos-luz), garantirá um espectáculo imperdível, tornando-se num fenómeno único no nosso céu. Mas a Supernova, na pior das hipóteses, iria trazer à Terra “partículas inofensivas, que em nada nos devem preocupar”. Dr. Brad Carter, professor de Física na Universidade de Southern Queensland, da Austrália, refere que “99% da energia da Supernova seria libertada nestas partículas que atingiriam a Terra sem causar qualquer dano...”.

Na opinião da maioria dos Físicos e Astrofísicos, não devemos dar atenção à especulação de alguns teoristas da desgraça e, mais do que ver este fenómeno como algo de negativo, deveriamos estar ansiosos por ter a oportunidade de poder observar um fenómeno destes durante a nossa vida.
 
http://ccrg-oasa.blogspot.com.br/2011/02/vai-haver-dois-sois-em-2012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário