23 de setembro de 2012

O PLANO EXTRAFÍSICO
Parte I

akiane2 Nessa matéria vamos falar sobre o Plano Extrafísico de forma clara, direta e objetiva, sem misticismos, fantasias ou ilusões, que geralmente as pessoas tem sobre o outro lado da vida. Esse estudo foi extraído de diversos livros da Doutrina Espírita e de diversas correntes espiritualistas existentes, além de relatos de projetores conscientes veteranos que visitaram essas Cidades Astrais, e principalmente do aprendizado espiritual do próprio Autor.
Devemos esclarecer, desde já, que quando falamos de Plano Extrafísico não estamos nos referindo apenas aos planos imediatos acima do físico. Nesse texto, vamos tratar apenas de dois imediatamente superiores ao físico, o Plano Astral e o Plano Mental. Falaremos brevemente apenas desses dois porque ambos são conhecidos pelos projetores conscientes veteranos em suas saídas fora do corpo. Acima desses, nunca foram. Porém, a sabedoria das idades nos fala que esse universo é setenário, ou seja, tem sete planos ou dimensões.

 Convêm ressaltarmos, desde o início desta matéria, que estes sete planos ou sete dimensões, fazem parte, espiritualmente, da própria Terra; os planos chamados "plano mental", que tratamos neste artigo, e outros que segundo a Teosofia seriam chamados, por exemplo, de "plano búdico", "plano monádico", "plano átmico", etc. mesmo que as denominações variem um pouco, mesmo dentro da própria linha teosófica, planos estes que estariam acima do conhecido "plano astral". Ainda segundo a teosofia cada um destes planos se dividira em sete, totalizando quarenta e nove planos, o que sabemos, hoje, por informações idôneas, que não é verdade.
planomentalSegundo conhecimentos trazidos pela Espiritualidade Superior, principalmente através do médium Chico Xavier, nos livros "Cidade no Além" e "Imagens do Além", existem apenas sete planos somente. O "plano mental" que tratamos nesta matéria poderia ser apenas mais um destes sete "planos astrais", embora a nomemclatura seja diferente. Resumindo, são sete planos somente. Podemos chamar estes planos de diferentes formas, por exemplo: "planos espirituais", "esferas espirituais", "esferas astrais", etc., existentes em diferentes faixas vibratórias, mas que estão interligados. Sobre a passagem de um plano para outro, futuramente explicaremos. O Autor desse site, há longo tempo, por questão de organização, divide esses sete planos em três: Astral Inferior, Astral Mediano, Astral Superior. Convêm ressaltar que esta é apenas uma divisão feita pelo autor; que cada um faça a sua, conforme lhe convêm.

 Estes diferentes planos são diferentes entre si, seja na sua natureza vibratória ou na pureza das suas energias, ou seja, existem planos mais rarefeitos, mais elevados, mais puros, e planos mais densos, parecidos com o físico. Em cada um destes "planos astrais", "esferas astrais", enfim, existem dezenas ou centenas de milhares de "colônias espirituais", cada qual com uma população variável. Estima-se que exista uma "população invisível" cerca de nove vezes maior que a população terrestre. Por aí se vê que nem todos estão atualmente podendo reencarnar, e principalmente verificamos e concluímos que a experiência terrestre é valiosíssima e deve ser aproveitada ao máximo, para o nosso crescimento. A condição de ser humano é algo grandioso, magnífico, mesmo que algumas religiões digam o contrário. Vamos aproveitar essa maravilhosa oportunidade.


É importante transmitirmos primeiramente, com fins de esclarecimento, informações e conhecimentos básicos sobre o Plano Espiritual ou Plano Astral. No plano espiritual, nas suas diferentes faixas vibratórias, existem muitas colônias espirituais, onde espíritos afins, no mesmo nível evolutivo, se agrupam e formam verdadeiras sociedades extrafísicas organizadas.
gifsmovimentoO  plano espiritual existem, à semelhança da Terra, muitas casas, templos, jardins, bosques, montanhas, rios cristalinos, vegetais e animais, etc. Logicamente não se trata da mesma matéria do plano físico. É uma matéria espiritual, mais sutil. Podemos chamar de matéria astral ou matéria extrafísica. O plano espiritual, podemos dizer, é uma cópia, muito mais perfeita, do plano físico, ou melhor, o plano físico é como um esboço do plano espiritual, sendo este último uma espécie de "Terra aperfeiçoada". Por mais que se evolua, através dos tempos, o plano físico, o planeta, sua matéria e tudo mais, nunca chegará a ser igual à matéria do plano espiritual, pois esta é formada por substância ou matéria astral que é ideoplástica, que é manipulada e modelada pelo pensamento e pelo sentimento, pela razão e pelo amor; sobre tudo isso falaremos mais a frente. Essa similaridade, em alguns pontos, com o plano físico é necessária para o espírito se acostumar e se adaptar a essa nova vida que se inicia.
 Os espíritos desencarnados, assim como os humanos, também tem suas ocupações, as mais variadas possíveis. Eles tem trabalho, que aplicam em seu benefício e também de outros seres, físicos ou espirituais, para seu próprio crescimento espiritual, embora isso não seja regra absoluta, pois lá também há espíritos ociosos, assim como eram na Terra, mas sujeitos a melhorar; tem atividades, lazer, etc. e muitos deles, de evolução mediana, também dormem, em suas moradias. Quanto mais evoluída a entidade, menos necessidade tem ela do sono. O espírito tem direito apenas a uma casa astral onde vai viver e repousar, enquanto estiver no plano espiritual. Quando esses espíritos dormem, há um sono semelhante ao nosso, funcionando apenas como um repouso reparador, mas, também, em algumas ocasiões, durante o sono, eles se desprendem com lucidez, conscientemente, usando o corpo mental, e se dirigem para lugares os mais variados possíveis e diversas dimensões espirituais.

Nestas cidades espirituais há toda uma administração organizada, seres que cuidam de todos os setores da vida nessas comunidades espiritiuais, mantendo a vida em perfeita concordância com os princípios crísticos, para garantirem a evolução de todos. Os espíritos mais evoluídos destas colônias tem funções mais elevadas, e, assim, tem condições de dirigirem e orientarem, sempre para o bem comum, a vida de todos. Em algumas colônias, existe geralmente um Governador Espiritual, chefe maior da colônia, vários Ministros, etc. Deixamos claro que tudo depende do nível evolutivo da colônia e de como se organizam. Há cidades espirituais que se organizam de forma completamente diferente.

 Em uma cidade espiritual de transição, em uma colônia espiritual, chamada Nosso Lar, existem vários ministérios, por exemplo: Ministério da União Divina, Ministério da Elevação, Ministério da Regeneração, Ministério do Auxílio, Ministério do Esclarecimento, Ministério da Comunicação, etc. Porém, nem todas as colônias seguem esse padrão administrativo, há cidades espirituais muito superiores, em todos os sentidos, em planos mais elevados. A cidade Nosso Lar está situada na terceira "esfera-espiritual" sobre o astral do Rio de Janeiro; acima dessa há inúmeras, poderemos citar, por exemplo, uma mais elevada chamada Metrópole Astral do Grande Coração, de costumes brasileiros, e uma acima desta que é conhecida como Cidade Espiritual Brasil e acima desta outras responsáveis por toda administração do nosso Planeta. Portanto, a partir dessas explicações, deixamos claro que são as Colônias Espirituais, situadas nos diversos planos da Multidimensionalidade, a partir do Astral Mediano ao Astral Superior, que cuidam de todos os seres do plano físico e também dos mais diversos aspectos que compõe a vida humana, desde os mais simples aos mais complexos; também supervisionam, dirigem e orientam, da melhor forma possível, todos os governos, de todos os países, do nosso mundo. No entanto, sua atuação é limitada pela Lei Cósmica, pela Lei Divina, que tudo sustenta, e dirige para a felicidade suprema todos os seres.

nossolar8Citaremos agora, como exemplo, para o conhecimento de todos, o nome de várias Colônias ou Cidades Espirituais. Os nomes destas colônias foram extraídos de vários livros mediúnicos sérios e de entrevistas de uma médium clarividente, onde espíritos diversos contam um pouco de sua vida no plano espiritual. Eis alguns nomes: Colônia Esperança, Colônia Regeneração, Colônia Nosso Lar, Colônia Campo da Paz, Colônia Socorrista Moradia, Casa Transitória de Fabiano, Colônia Redenção, Colônia Semonta, Colônia Caminhando para a Paz, Colônia Caminhando para a Libertação, Colônia Amigos do Cristo, Colônia dos Artistas, Colônia Casa do Escritor, Colônia Amigos da Paz, Colônia São Sebastião, Colônia São Paulo (no plano sutil da capital paulista), Cidade Espiritual de Alvorada Nova, Metrópole Astral do Grande Coração, etc. Estas colônias espirituais se situam nos "céus" do planeta, ou seja, nos espaços astrais e extrafísicos acima do nosso planeta.

Todos os planetas espalhados pelo universo, habitados ou não, tem seu plano extrafísico, ou seja, seu lado imaterial, suas esferas espirituais que os cercam. Por existir o plano físico, obrigatoriamente existe a contraparte extrafísica. Existindo o lado material, existe o astral. É certo, porém, que assim como o plano físico está sujeito à mudanças e transformações, o plano astral também está sujeito a essas condições. Ambos os lados podem evoluir e melhorar. Assim os mundos foram criados segundo os altos desígnios do Supremo Criador Universal. Em todos os planetas foi criado primeiro os planos astrais superiores e somente depois o físico, pois a energia vai passando por um processo lento de condensação, devidamente orientado por Espíritos Superiores, para estes planos coexistirem harmônicamente. Então, tudo é feito do Alto para baixo; mais a frente falaremos mais desse assunto.


Desde a origem do nosso planeta, já existiam esferas espirituais que cercavam o globo terrestre, pois a criação começou do Alto para baixo. Assim, é sempre feito, sempre. Primeiro, foram formados os planos superiores para posteriormente ser formado o plano físico. Logicamente, ainda não se tinha uma vida pronta e organizada nos diferentes planos da Multidimensionalidade, como atualmente. Tudo foi feito aos poucos, depois de um longo tempo. Mas com o decorrer de centenas de milhões de anos, quando as diferentes matérias, dos diferentes planos, foram se firmando, e também passando por grandes mudanças e transformações, foi se preparando o estabelecimento da vida, tanto no plano físico, quanto no plano astral, até os planos superiores. Os Espíritos Superiores já tinham planejado organizá-las, como assim já o fizeram em outros planetas, para as almas que viriam a habitar a Terra e passar pelo processo dos renascimentos contínuos.

 Como explicamos acima, a criação da Terra se iniciou a partir do Alto para baixo, formando inicialmente os planos superiores até chegarmos ao plano material. Tudo foi cuidadosamente supervisionado pelos Engenheiros Siderais, ou seja, pelos chamados Espíritos Superiores. Mas como todos esses planos maiores e menores foram formados? De onde? De que substância? É importante esclarecermos antes que a matéria física, que existe no plano físico, é diferente da matéria astral, que existe no plano astral, que é diferente da matéria mental, que existe no plano mental. Cada uma delas é diferente na sua natureza vibratória; as superiores são muitos mais sutis, rarefeitas, resplandecentes, puras, do que as matérias inferiores. Cabe dizer, no entanto, que todas elas derivaram da energia primordial (fluido cósmico universal, energia imanente, chi, etc). Assim todas elas foram criadas. As energias dos planos superiores estão mais próximas dessa energia livre, as energias dos planos inferiores, muito mais distantes. Todos os planos são derivações dessa energia que permeia todo o universo, porém, os planos são distintos entre si, na sua natureza vibratória. Mas todos e les, são uma condensação dessa energia sutil.
Texto retirado dos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário