4 de fevereiro de 2015

A ENERGIA ESPÍRITO


 "... a matéria deve sua existência a uma energia que se propaga por todo o universo sob forma de vibrações”.
Há séculos essa energia é denominada Espírito. Aliás, foi Anaxágoras quem lhe deu esse nome. Já no século quinto antes de nossa era, esse filósofo e sábio grego estava convencido de que o mundo material, embora tivesse aparência sólida, era apenas a condensação extrema de uma essência intangível. Segundo ele, essa essência era uma emanação de Deus...
A palavra Espírito, aqui empregada, não se refere à dimensão espiritual do ser humano. Ou seja, não designa sua alma e nem mesmo sua mente. Também não corresponde ao "Espírito Santo", à terceira "Pessoa" da Trindade cristã. Trata-se da denominação tradicional da energia de que se origina a matéria, a qual se irradia no espaço (a partir) do mesmo centro da Alma Universal (ou Alma Cósmica) e da Força Vital. Estas três energias têm, portanto, origem comum e cada qual constitui uma expressão particular do Sopro Divino, que é associado ao Verbo em muitas tradições. Acrescentamos que todo ser vivo e consciente é uma síntese específica de suas respectivas vibrações...
Desse ponto em diante, os físicos conhecem a existência dos raios cósmicos, dos raios gama e das ondas eletromagnéticas, luminosas e sonoras. Mas é muito importante compreender que esses raios e essas ondas não são fenômenos totalmente distintos e independentes. Na realidade, são apenas diferentes manifestações de uma só energia, isto é, de Espírito. O mesmo ocorre com as forças de atração e repulsão no interior dos átomos ou no vácuo aparente que separa os corpos, sejam terrestres ou celestes. Como pressentiu Anaxágoras “... o mundo terrestre é tão somente a expressão tangível de uma essência que se adensa à medida que se afasta de sua fonte. Por contraditório que isso pareça, a matéria tem então origem espiritual, isto é, divina ...
...Com efeito, é esta energia (a Energia Espírito) que mantém em vibração os elétrons, os prótons e os nêutrons de que a matéria é composta... Em última análise, o universo é um oceano vibratório..."
Encontramos esse mesmo conceito de um "centro cósmico" do qual se irradiam as Três Energias (Alma Cósmica, Força Vital e Energia Espírito) em diversas e distantes culturas. Os maias, por exemplo, denominavam o "Centro Cósmico" de Hunabku.
Os astrofísicos reconhecem hoje a influência de radiações que atravessam a galáxia e as descrevem como ondas de densidade que, varrendo a galáxia, influenciam sua evolução. Consideram então que o Sol nasceu como resultado dessa onda, ou seja, a onda de densidade passou e provocou uma ignição de uma estrela gigante. Esta estrela explodiu e originou o nosso Sol. Toda formação estelar e de seus respectivos planetas devem-se, a princípio, a essas radiações espalhadas por nossa galáxia.
Os antigos maias também afirmavam a mesma coisa e iam mais além, afirmavam que essa radiação impulsionadora era controlada por uma forma de Consciência Galáctica que atuaria do Centro da Galáxia através dessas ondas cósmicas.
Essa radiação impulsionadora é o que os antigos egípcios denominavam de energia vitalizadora ou Força Vital que se irradia continuamente a partir do Centro Galáctico. Afirmavam também que desse Centro Galáctico emana a Alma Cósmica que infunde toda a criação, ou seja, dessa Alma Cósmica emana a Alma do Sol, a Alma dos Planetas, a Alma dos Animais e a Alma Humana.
A ciência quântica afirma que tudo o que vemos ou tocamos é formado por partículas que em seu estado fundamental comportam-se como uma função de onda, no que poderíamos chamar de um "mar quântico", na verdade a Física Quântica chama o estado de onda, de onda, e o estado material, de partícula, e diz que todo elemento atômico existe num duplo estado de onda-partícula ao mesmo tempo. Eles afirmam que o que determina a passagem do estado de função de onda para o estado de partícula "material" é o colapso de sua função de onda, ou seja, o elemento atômico permanece como uma onda até que algo faça com que sua função de onda entre em colapso e surja assim a partícula "material". Esse "mar quântico", onde tudo é função de onda e que dará origem ao nosso mundo material, é o que os antigos hindus chamavam de Matéria Primordial ou Energia Espírito. Alguns cientistas afirmam que o Big Bang foi o primeiro colapso das funções de onda da história conhecida do Universo.
A título de curiosidade é interessante o fato de que a palavra spirit na língua dos Países Baixos Europeus significa, literalmente, "energia".
Fonte: Alexandre B.B. Freitas-FRC Mista Athena
Publ.Rimmôn

Nenhum comentário:

Postar um comentário