21 de novembro de 2011

Kitaro





Kitaro......Nasceu em 04 de fevereiro de 1953 em Toyohashi no Japão sob o nome de Masanori Takahashi, filho de uma família rural e xintoísta.



....Seu nome artístico lhe foi dado por amigos baseado em um personagem de uma série de mangá da televisão japonesa chamado Kitarô.


......É um músico autodidata, compositor de World Music e multi-instrumentista japonês.


......Apesar da sua cultura se ocidentalizar cada vez mais, Kitaro optou por conservar os valores tradicionais.


......Seu primeiro casamento foi com Yuki Taoka, filha de Kazuo Taoka, chefe da Uamaguichi-gumi, o ramo mais poderoso da Yakuza no Japão.


......Construiu na sua casa no Colorado, EUA, um estúdio grande o suficiente para abrigar uma orquestra com setenta músicos.


......Suas primeiras influências musicais foram o R&B.


......Atribui suas composições a uma força que está além dele próprio. “Esta música não provém da minha mente, é do céu, passa através do meu corpo e sai pelos meus dedos se convertendo em uma composição. Às vezes me maravilho. Nunca pratico. Não leio nem escrevo música, porém meus dedos se movem. Pergunto-me ‘de quem é esta música?’” afirma.


......Seu primeiro conjunto foi o Albatroz criado no tempo de escola. Devido a diversas exigências circunstanciais acabou aprendendo a tocar diversos instrumentos musicais, sempre autodidaticamente.


......Não contava com o apoio familiar na sua carreira, uma vez que a família tinha outros planos para ele, o que o forçou a trabalhar meio período como cozinheiro e se dedicar às suas composições no tempo restante.


......No princípio dos anos 70 criou a banda Far East Family Band com a qual percorreu o mundo. Conheceu na Europa Klaus Schulze, o mago inovador dos sintetizadores, que o influenciou na decisão pela utilização destes. Foi então que Kitaro descobriu a versatilidade e capacidade dos sintetizadores de criar “imagens musicais” que em princípio os críticos definiram como “mind music”. A propósito das suas “pinturas sonoras” disse: “Embora prefira os sons acústicos naturais, é possível criar com um sintetizador a imagem de um oceano, de uma costa marítima no inverno ou uma praia no verão, cenas inteiras quase imediatamente”.

......Seus primeiros álbuns motivaram verdadeiros cultos à sua música pelos entusiastas do nascente movimento da Nova Era à época.


......Modesto, amante e respeitador da natureza afirma “a natureza me inspira. Eu sou somente um mensageiro. Para mim alguns temas são como as nuvens, outros como a água”. Sempre homenageia a mãe natureza com um concerto especial no Monte Fuji ou nos arredores da sua residência no Colorado. Em um dia de lua cheia do mês de agosto toca um Taiko Drum (tambor japonês) desde o entardecer até o amanhecer. Suas mãos chegam a sangrar.


......Ficou internacionalmente conhecido após ter criado a trilha sonora para uma série da NHK “Silk Road” que não chegou ao Brasil.


......Sua música é ao mesmo tempo primitiva e progressista. Por momentos é suave em outros, explosiva. Orquestralmente rica e dramática, porém íntima, possui a magia de levar a viagens transcendentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário