4 de julho de 2012

CORPOS SUTIS E AS LEIS DA APOMETRIA
Os Veículos de Manifestação do Espírito
O Espírito se utiliza de vários e diferentes corpos para manifestar-se nos diferentes planos dimensionais. Essa diversidade de corpos é referida como veículos conscienciais.  Desde os tempos mais recuados, o homem já esposava a idéia da existência de outras vestimentas da alma, como podemos concluir com o estudo das civilizações egípcia, chinesa, indiana etc. no decorrer dos séculos surgiram várias escolas filosóficas e religiosas, muitas delas tratando, abertamente, não somente da vida em outro domínio dimensional, como também dos corpos que o espírito usava nestas dimensões.
Os teosofistas aceitam a existência de diferentes corpos, utilizados pelos espíritos, até alcançarem a plenitude evolutiva. Os Rosacruzes também propõem a existência de outros corpos além do físico: corpo vital (duplo etérico), corpo dos desejos (corpo astral) e corpo mental (mental inferior). Já os Hindus aceitam cinco envoltórios do espírito: O somático (corpo físico), duplo etérico, astral, mental inferior e mental superior. Kardec obteve a seguinte resposta dos espíritos sobre a existência de algum corpo ou vestimenta para o Espírito: “... O Espírito está revestido de uma substância vaporosa”. Kardec chamou-a de perispírito.
André Luiz, no livro “Evolução em Dois Mundos” afirma a existência do corpo mental que seria o envoltório sutil da mente e tendo responsabilidade na formação do corpo astral. Em recente trabalho os Russos descobriram a existência de um “corpo bioplasmático”, definido como: “... Matriz invisível que organiza os seres vivos e mantém o intercâmbio vital das células, sendo, portanto, uma espécie de campo estruturador das formas”. As descrições desse veículo consciencial mostram que ele coincide com o duplo etérico.
Após vinte anos de pesquisas surge a Projeciologia que trata de estudo das experiências fora do corpo físico. Segundo Waldo Vieira (seu introdutor), ela será uma prática comum nas gerações futuras. Afirma que através da projeção da consciência, constatam-se, não somente a existência de outros corpos de manifestação do espírito, como também os diversos planos dimensionais onde se manifestam.
De acordo com a milenar concepção centenária, originária da antiga tradição oriental, o agregado Homem-Espírito compõem-se de dois estratos distintos:

A – TRÍADE DIVINA OU TERNÁRIA SUPERIOR OU AINDA INDIVIDUALIDADE OU EU – individualidade composta pelos corpos Àtmicos, Búdico e Mental Superior.
B – QUARTENÁRIO INFERIOR OU EGO-PERSONALIDADE – composta pelos corpos
Mental Inferior ou Concreto. Astral ou Emocional. Duplo Etérico, ou Corpo Vital e Corpo Físico ou Somático.
Os corpos Físicos e Etéricos são corpos materiais, que “perdem-se” pelo fenômeno morte. Os demais são Espirituais e o ser vai abandonando gradativamente na medida em que evolui até se tornar espírito puro.
1 – Corpo Físico

Carcaça de carne, instrumento de suporte passivo, recebendo ação dos elementos anímico espirituais, constituído de compostos químicos originários do próprio planeta. São milhares de vidas organizadas e administradas pela vida e comando do espírito. O único estudado e relativamente conhecido pela ciência oficial. Nele somatiza-se os impulsos desarmônicos oriundos dos demais corpos, níveis ou sub-níveis da consciência, em forma de doenças, desajustes ou desarmonias, que são simples efeitos e não causa.
2 – Duplo Etérico

Alma Vital, vitalidade prânica, reproduz o talhe do Corpo Físico, estrutura tênue, invisível, de natureza eletromagnética densa, mas de cumprimento de onda inferior ao da luz ultravioleta, quase imaterial, sem interferência da consciência. Distribui as energias vitalizantes pelo Corpo Físico, promovendo sua harmonia.
O Corpo Etérico é o mediador ou elo plástico entre o Corpo Físico e o Astral ou conjunto perispírito.
Essas ligações acontecem ou se fazem por cordões nos centros de força. E no caso de nosso trabalho no Grupo Ramatis, onde o interesse é mais direcionado aos aspectos do psiquismo, procuramos estudar mais a ligação ou cordão que se liga na região do bulbo ou nuca. No entanto, como trabalhamos também a terapia alternativa, frequentemente  percebemos dificuldades com os demais cordões, que parecem sujos ou emaranhados.
O Duplo Etérico é constituído por ectoplasma – sua base é o éter cósmico e, como composição exterior, o éter físico emanado do próprio planeta Terra e elaborado no fantástico homem-espírito. É fundamental nos  fenômenos de tele-transporte (efeito físicos) e acoplamento ou sintonia mediúnica. Este corpo possui individualidade própria e tem consciência um tanto instintiva e reduzida e pode ser dividido em sete níveis ou camadas e quarenta e nove sub-níveis conforme estudos e informações recentes da espiritualidade. Grande número de doenças e desarmonias estão alojadas no Duplo Etérico, influenciando, daí, o Corpo Físico sua cor é azul do lado esquerdo e alaranjado do lado direito, e quando em intensa atividade, tende ao azul-cinzento-violáceo.
Todos os seres vivos possuem Duplo Etérico, embora nem todos tenham Corpo Astral ou mental. Pode ser afetado por substâncias ácidas, hipnótica, sedativas ou entorpecentes. E sensível também ao perfume, frio, calor,  magnetismo, etc. As criaturas dotadas de mediunidade devem ter o máximo cuidado evitando alimentos ou bebidas com as características acima descritas.
Podem ser afastado do corpo por pequena distância, através de anestesia, transe mediúnico, sono, coma  alcoólico, hipnotismo, etc. Mas tende sempre a reintegração.
O Duplo Etérico vibra em média 1 cm. acima do Corpo Físico. Sua função mais importante é transmitir para a tela do cérebro todas as vibrações das emoções e impulsos que o perispírito recebe da alma além de absorver a vitalidade ou prana do mundo oculto emanada do Sol, misturando-a com as várias energias vitalizantes do planeta e distribuindo-as ao soma. Seu automotismo é instintivo e biológico, não inteligente.
No caso do ataque epilético o Duplo Etérico fica saturado de venenos usinados, acumulados e expurgados pelo perispírito ou níveis mais altos da consciência e afasta-se violentamente do corpo, evitando com isso, danos à dedicada construção celular do Corpo Físico. Ele possui função semelhante ao do fusível ou chave disjuntora, que sob o efeito de elevação brusca da tensão elétrica, desliga-se automaticamente, aliviando e preservando o sistema.
É claro que existem outros ataques que não são epiléticos, embora semelhantes, e nessa categoria, pela nossa experiência na mesa mediúnica e pesquisas com os níveis de consciência através Desdobramento Múltiplo, pode falar de mais três efeitos (ataques) semelhantes:
A – A ação agressiva de um obsessor violento a uma criatura possuidora de alta sensibilidade mediúnica (nervosa) quando direcionada ao pescoço da vitima, produz a mesma aparência do ataque epilético.
B – Quando a criatura traz em si, mesmo veladas, lembranças de erros graves cometidos em vidas passadas e, por remorso, tende a voltar ao local onde errou, ao defrontar-se com os quadros ideoplastizados ou ainda lá  existentes, sofre tremendo impacto nervoso emocional, entrando em convulsão.
C – Quando antigas vitimas, agora transformadas em vingadores, plasmam ao redor ou na tela mental da criatura, clichês ou quadros tenebrosos de seus erros em passadas existências. Da mesma forma o choque emocional acontece.
Nos três últimos casos o fenômeno geralmente é inconsciente e de difícil diagnóstico, mas perfeitamente passível de tratamento e cura, a nível espiritual num primeiro estagio e psicológico num segundo.
Podemos tomar também, como exemplo do bloqueio de Duplo Etérico com desastrosas conseqüências imediatas, mediatas e de longo prazo, os casos de vícios químicos como o fumo, tóxicos e álcool e uso imprudente de determinados medicamentos. Conhecido é o caso da talidomida que foi recomendada como tratamento nos enjôos de gravidez e produziu um bloqueio nas articulações dos ombros dos futuros bebê por impedimento do fluxo das energias que formariam os braços. Como conseqüência, nasceram bebês apresentando deficiências físicas irreversíveis.
O Duplo Etérico, quando do desencarne do ser, tem ainda função de drenar dos níveis mais altos para o cadáver, as energias residuais, aliviando, dessa forma, ao desencarnante as sobrecargas desnecessárias e evitando  sofrimento futuros nos charcos de lama ácida do baixo astral, onde o mesmo teria que drenar esses sedimentos negativos. No desencarne por suicídio, acidente ou síncope cardíaca há como que um choque violento, pela desintegração dos motos vorticosos (chakras), o que provoca o rompimento dos cordões fluídicos, impedindo a imediata e necessária drenagem de que já falamos.
3- Corpo Astral
Emocional, sensibilidade geral, instinto, emoções passionais. Primeiro invólucro espiritual mais próximo da matéria, facilmente visível por clarividentes.
Luminosidade variável, branca argêntea, azulada etc. e o MOB (Modelo Organizador Biológico), é o molde que estrutura o Corpo Físico.
Todos os espíritos que incorporam em médiuns, possuem esta estrutura corpórea sutil, necessária à manutenção no mundo astral. Já os espíritos que não possuem este corpo em virtude de sua evolução, se comunicam com médiuns via intuição mental.
Na prática da apometria temos notado que os espíritos que estão na forma ovóide e que se apresentam sem a forma humana, na realidade não perderam o Corpo Astral; eles o deformaram. Afirmamos isso em virtude de termos conseguido incorpora-los e restabelecer a sua forma humana. Se houvessem perdido, isso não seria possível. Por outro lado verificamos também que médiuns que se recusam sistematicamente a educar sua mediunidade e coloca-la a serviço do semelhante no trabalho do bem, acumulam energias nesse corpo e no Duplo, deformando-os e prejudicando-os.
Alan Kardec deu o nome genérico de perispírito ao conjunto de corpos sutis, de envoltórios do espírito, desde o Corpo Astral até o ultimo dos outros corpos mais sutis.
Não detalhou sobre a verdadeira natureza do perispírito, limitando-se a classificá-lo como um corpo fluídico, simples e vaporoso.
Isto porque na época, havia menor conhecimento científico e com esta explicação simples satisfazia as conjecturas da capacidade mental e entendimento espiritual primário dos adeptos e dos profanos. Mais tarde, o identificaria melhor dizendo ser um “corpo fluídico em que a substância constituinte era tomada do fluido universal que o alimenta como o ar alimenta o corpo material.  Mais ou menos etéreo, segundo os mundo e o grau de  adiantamento dos espíritos, seria um órgão transmissor de todas as sensações”. O Corpo Astral tem ainda a função da sensibilidade, dor ou prazer, registro das emoções sob vontade, desejos, vícios, sentimentos, paixões, etc. que nele são impressos pela força do psiquismo.
Este corpo é utilizado no mundo espiritual para incorporar espíritos já desprovidos dele, tal como nossas incorporações mediúnicas. O Corpo Astral pode desencaixar (desdobrar) do físico por anestesia, coma alcoólico, droga, choque emotivo ou desdobramento apométrico da mesma forma que o Duplo Etérico. É com ele que nos trabalhos com a técnica da Apometria, projeções astrais conscientes ou por sonho, viajamos e atuamos no tempo e no espaço. Tem a condição de desdobrar-se em sete níveis e quarenta e nove sub-níveis, conservando sua consciência e faculdades.


4 – Corpo Mental Inferior ou Concreto
Alma inteligente, mentalidade, associação de idéias, sua aura ovalada envolve todo o corpo. E o corpo que engloba as percepções simples, através dos cinco sentidos comuns, avaliando o mundo através do peso, cheiro, cor, tamanho, gosto, som, objetos materiais, pessoas, casas, veículos, etc. É o primeiro grande banco de dados onde a mente física busca as informações que precisa; seu raciocínio é seletivo. Ele registra aquilo que, exterior à nossa pele, impressiona o nosso sistema nervoso. Está mais relacionado com o Ego inferior ou Personalidade encarnada.
Este corpo quando em desequilíbrio, gera serias dificuldades comportamentais tais como comodismo, busca desenfreada de prazeres mundanos, vícios etc. Pode desdobrar-se da mesma forma que os outros.
5 – Corpos Mental Superior ou Abstrato
Memória criativa. Sendo este corpo o segundo grande banco de dados de que dispõe o ser. Ele elabora e estrutura princípios e idéias abstratas, buscando sínteses ou conclusões que por sua vez são geradoras de novas idéias e assim por diante, infinitamente.
Quando ligado às coisas superiores, ocupa-se de estudos e pesquisas visando o aprimoramento do ser. Quando apegado às vivências inferiores em conexão com seus atributos de poder, mando e domínio do meio, cria sérias dificuldades à personalidade encarnada, pois costuma fragmentar-se em níveis e sub-níveis, liderando linhas de perturbação com os demais, que se ausentam desta proposta, ignorando a realidade da personalidade encarnada.
É o corpo que faz avaliações, formula teorias, relaciona símbolos e leis. Trata do subjetivo, está mais relacionado com o Eu Superior ou Crístico, com a Individualidade.
É o Corpo Casual, é causa; detentor da vontade e imaginação; é normalmente o gerenciador dos programas e ações do ser. Apega-se facilmente ao mando e poder, é o nível que tem o atributo do domínio do meio onde o ser vive, podendo por alguma contrariedade reagir negativamente a esse meio.
6 – Corpo Buddhi

Este é o perispírito na acepção etimológica do termo, constituindo a primeira estrutura vibratória envolvente do espírito. É nele que se agrava as ações do espírito (bilhões de anos já vividos) e dele partem as notas de harmonia ou desarmonia ali impressas, ou seja, as experiências bem significadas estão ali arquivadas e são patrimônio do espírito. As experiências mal resolvidas são remetidas de volta à personalidade encarnada para novas e melhores significações.
Tudo o que é inferior tende ao movimento descendente e o soma passa a ser o grande fio terra do ser em evolução. Em tais casos, a pessoa sofre tanto que chega a considerar um caso irremissível, o que denota o profundo enraizamento do mal na consciência, não raro, tendo afetado outras existências. Esse tipo de sofrimento so se atenua ou resolve através da dissolução dos focos desarmônicos. Isto pode ser considerado ou com a evolução espiritual do próprio transgressor, despertando-se para uma vivencia correta com prática do bem ou com a aplicação de técnicas específicas, com projeção de energias manipuladas por operadores capacitados.
7 – Corpo Átmico
O absoluto se manifesta em cada um dos seres individualizados, por menores que sejam, mas exatamente por ser absoluto e, assim, escapar ao entendimento humano, transcende a tudo que tem existência. A ele se da o nome de Átman ou Espírito. O Corpo Átmico constitui a Essência Divina em cada ser criado. Somos idênticos a Deus pelo SER (Essência), mas diferentes d’Ele pelo existir. Deus não existe, Deus é. Não deve ter sido por outra razão que Deus disse: “Vóis sois Deuses”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário