21 de setembro de 2016

O CÉREBRO E COMPUTADOR 2


J. Krishnamurti - A Timeless Spring, p 164

O computador e o futuro do homem
Os cientistas estão agora inventando a “máquina mais inteligente de todas”, um computador superior ao homem em todos os campos.

 Se a máquina pode superar o homem, então o que é o homem? O que é você? Qual é o futuro do homem? Se a máquina pode assumir todas as operações que agora pertencem ao pensamento, e fazê-las muito mais rapidamente, se pode aprender muito mais depressa, se pode competir com o homem e, de fato, fazer tudo o que o homem pode fazer – exceto olhar para a bela estrela vespertina, solitária no céu, ver e sentir sua extraordinária quietude, firmeza, imensidade e beleza – então o que é que vai acontecer à mente, ao cérebro do homem?

 Nossos cérebros têm vivido até aqui como resultado da luta pela sobrevivência mediante o conhecimento, e, quando a máquina assumir tudo isso, o que é que vai acontecer? Só há duas possibilidades: o homem se dedicará totalmente ao entretenimento – futebol, esportes, todas as formas de manifestação, frequentando templos e brincando com tudo isso – ou se voltará para dentro de si mesmo.

J.Krishnamurti - A Timeless Spring, p 164
Quando a máquina assume as atividades do cérebro
O cérebro tem capacidade infinita; ele é realmente infinito. Essa capacidade é hoje utilizada tecnologicamente. Tal capacidade tem sido usada para reunir informações.

 Essa capacidade tem sido empregada para armazenar conhecimentos – científicos, políticos, sociais e religiosos. O cérebro tem ficado ocupado com isso.

 Então, é precisamente essa função (essa capacidade tecnológica) que a máquina vai assumir. 

Quando isso acontecer, o cérebro – sua capacidade – vai encolher, assim como os meus braços se eu não os utilizar o tempo todo.

 A questão é: Se o cérebro não estiver ativo, se não estiver trabalhando, se não estiver pensando, o que acontecerá a ele? Ou ele mergulhará no entretenimento – e as religiões, os rituais e os pujas são entretenimentos – ou se voltará para a investigação interior. 

Essa investigação é um movimento infinito. Essa investigação é religião.

J.Krishnamurti - A Timeless Spring, pp 164-165
https://www.facebook.com/groups/KrishnamurtiBrasil/permalink/795800943895979/?comment_id=795802310562509&notif_t=group_comment_reply&notif_id=1474481734939334

Nenhum comentário:

Postar um comentário