15 de novembro de 2014

O GUARDIÃO DO UMBRAL

O GUARDIÃO DO UMBRAL


A expressão o Guardião do Umbral foi usada pela Sra. Blavatsky em referência a um fenômeno definido e um tanto raro, mas pode ser utilizada com propriedade para indicar uma LEI UNIVERSAL aplicável a certa experiência humana, ainda não suficientemente estudada nem tomada em seu justo valor.

Nas velhas fábulas com...o: o tesouro escondido, a bela adormecida, a princesa prisioneira, ou o que quer que pudesse ser objeto de DESEJO ou ASPIRAÇÃO, tudo era guardado por um dragão ou outra entidade temível. Na ausência de um guardião vivo, um obstáculo de proporções formidáveis sempre era encontrado.

Em nossas experiências no decorrer da vida, repetidamente deparamos com fatos dessa natureza, seja uma experiência psicológica em nosso interior, seja um simples fenômeno material. No limiar de qualquer empreendimento novo, um OBSTÁCULO sempre está presente.

Nos termos das leis da física, a base desse fenômeno reside na lei do MOMENTUM, ou da conservação da energia cinética. Se temos um impulso como causa do movimento de um objeto em determinada direção, e se queremos deter esse movimento ou mudar-lhe o RUMO, primeiro temos que neutralizar o impulso já existente.

Em termos de psicologia, se desejamos iniciar uma corrente nova de pensamento, sentimento ou ação, entramos em conflito com todos os fatores que em nossas naturezas, são incompatíveis com este NOVO MOVIMENTO.

Nas nossas VIDAS PESSOAIS, o fato acontece em todos os níveis. Uma vez que adotamos por certa duração de tempo um determinado modo de viver, criamos um MOMENTUM que continua a nos conduzir pelos mesmos caminhos antigos, graças ao impulso do hábito.

Geralmente não chegamos a tomar consciência do fato. Não percebemos a grande quantidade de ENERGIA que em nós é fortalecida e fixada pela repetição diária dos nossos habituais. Então, se por algum motivo resolvemos MUDAR DE ORIENTAÇÃO,abandonar velhos hábitos e adotar novos, dirigir a nossa vida por caminhos diferente, somos imediatamente levados a enfrentar a " Força Acumulada" do nosso PASSADO, força que nos passará despercebida até então.

Dessa forma, no início de qualquer novo empreendimento, ou nova resolução na VIDA PESSOAL, existe um GUARDIÃO DO UMBRAL, um obstáculo composto de todas as tendências em nossos hábitos e personalidades que são incompatíveis com o novo Empreendimento.

CONTINUA NA PRÓXIMA..APROFUNDAREMOS MAIS..
HUGH SHEARMAN
MST MEMBRO DA SOCIEDADE TEOSÓFICA NA INGLATERRA E AUTOR DE NUMEROSAS OBRAS TEOSÓFICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário