14 de agosto de 2012

Chakra do Baço ou Esplenico


A principal função chakra do baço é absorver e distribuir vitalidade (prana) para todo o corpo. É por ele, em especial, que se absorve o prana do ar e podemos mentalmente comandar que isso ocorra com o objetivo de deixá-lo forte e saudável.
É dito também que ele captura o prana branco e o “quebra” em diferentes cores para o benefício de vários órgãos. Fácil concluir, a partir daí, que, desajustado, o bem estar físico fica seriamente comprometido.
Apesar disso, dentro do trabalho com a Cura Prânica apenas os mais experientes estão aptos a energizar os chakras forntal e dorsal do baço, pois se trata de um componente delicado do sistema exatamente pelo seu grau de importância junto aos demais chakras. De modo geral, basta limpá-lo para que ele comece a funcionar corretamente.
Mestre Choa Kok Sui associava o chakra do baço à sefirah Netzah, ligada à continuidade das coisas e à perseverança necessária para se alcançar um objetivo, não importa quanto tempo leve. Existe um problema na leitura que ele faz da Árvore da Vida sobre o corpo humano, considerando este de frente, e não de costas – Chesed corresponde ao lado direito e Gevurah ao esquerdo, nunca o contrário – mas a forma como chakras e sefirót são descritos garante alguns bons insights.
Um bom exemplo disso é atribuir ao chakra do baço o posicionamento diante da vida, com reações de otimismo ou pessimismo ao se deparar com desafios, não importa se eles são grandes ou pequenos, excepcionais ou cotidianos. Vale lembrar que na Medicina Tradicional Chinesa o baço – me refiro aqui ao órgão – de um lado rege a tolerência e, do outro, a preocupação.
Outro bom motivo para se cuidar deste chakra é que ele é bastante sensível às energias do ambiente. As coisas estão agitadas em casa ou o nível de insatisfação é grande no trabalho? Proteja-o. Desnecessário recomendar que se evite locais onde, naturalmente, as energias são impróprias – if you know what I mean…
Mestre Choa recomendava óleo de Lavanda para selar o baço nestas situações, mas Olíbano também é bem vindo, sem exageros – pingue uma gota do óleo (diluído no carreador) no dedo, não importa se Lavanda ou Olíbano, e espalhe. Aspirar Olíbano também é bom quando a coisa fica feia.
Fora o óbvio – a boa disposição física e emocional discutida ao longo do texto – desajustes no chakra do baço podem afetar o sistema imunológico e promover doenças como a artrite e o reumatismo, além de comprometer a qualidade do sangue. Uma boa alimentação contribui para a saúde dos chakras no geral e o seu chakra baço agradece, em especial, se você pegar leve nos alimentos gordurosos – chocolate, inclusive, aproveitando a semana da Páscoa para fazer este alerta

Um comentário: