5 de junho de 2012

Trânsito de Vênus: O que é e por que ele é tão raro?


O trânsito de Vênus, em que o planeta passa exatamente entre a Terra e o Sol, começará às 22h04 GMT (19h04 em Brasília) desta terça-feira e terminará às 04h55 GMT (1h55 em Brasília).


No momento em que isso acontecer, Vênus aparecerá, visto de alguns locais, como um pequeno ponto negro movendo-se diante da superfície do Sol. No Brasil, poderá ser observado somente no extremo oeste do Amazonas, no Acre e em Roraima.


No vídeo, a apresentadora Liz Bonnin explica como o trânsito funciona e por que ele é um evento tão raro - o próximo ocorrerá apenas em 2117.

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2012/06/04/transito-de-venus-o-que-e-e-por-que-ele-e-tao-raro.htm


Cientistas advertem às pessoas que nunca olhem diretamente ao Sol sem óculos especiais de eclipses e tampouco tentem observar o fenômeno por binóculos ou telescópios, sob o risco de sofrerem lesões oculares.
    Com um grande encontro em Mauna Kea (Havaí), considerado o melhor ponto do planeta para ver o fenômeno, a Nasa retransmitirá o evento ao vivo em seu site e se conectará com analistas de seus centros, assim como de 148 países de todo o mundo que realizarão atividades de acompanhamento.
    Raridade Em 1627, o astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) se deu conta de que os planetas interiores (Mercúrio e Vênus) poderiam cruzar o disco solar. E previu que isso aconteceria com Vênus quatro anos depois, em 1631. Kepler, infelizmente, morreu em dezembro de 1630 sem poder observar o fenômeno que confirmaria a sua previsão.
    Trânsitos de Vênus são bem raros. Depois deste de 1631, ocorreram apenas seis outros. O último deles foi em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário