16 de janeiro de 2015

Os Tatwas

Os Tatwas - as energias etéricas da Natureza.  Lembre-se sempre: Tatwa é vibração do éter. Um grande sábio disse: “A vida nasceu da radiação, subsiste pela radiação e se suprime por qualquer desequilíbrio oscilatório”. Quando o espírito vence a matéria, o resultado é luz, esplendor, saúde. É necessário que conheçamos a Lei da Vibração Universal. Tudo no Universo (interior e exterior) vibra, tudo se movimenta, tudo é dinâmico. O estudo dos Tatwas é importantíssimo.


Prana, a Energia da Vida

Prana é a energia cósmica que nasce do Sol Espiritual, do Cristo Cósmico. Prana é vibração, movimento elétrico, luz, calor, magnetismo universal, vida. Prana é a vida que palpita em cada átomo e em cada Sol. Prana é a vida do éter. A grande vida, ou seja, Prana se transforma em uma substância azul intenso muito divina, e o nome dessa substância é o que os orientais chamam de Akasha. O Akasha é uma substância maravilhosa que enche todo o espaço infinito e que quando se modifica, converte-se em Éter ou magnetismo. É interessante saber que o Éter, modificando-se, converte-se por sua vez nisso que chamamos Tatwas ou energias dos elementos da Natureza. Os elementos, ou estados, da Natureza são 7, porém, os básicos são 4, conhecidos no Esoterismo como Fogo, Ar, Água e Terra.
O estudo das vibrações do éter (Tatwas) é indispensável para o estudante gnóstico por diversos motivos. Lembre-se de que os negócios, o amor, a saúde, o equilíbrio dos corpos internos etc. são controlados pelas vibrações cósmicas. Se você conhece as leis vibratórias da vida, se conhece os Tatwas, triunfará na vida, tanto interna quanto externa. No caso do dinheiro, por exemplo, recorde que o dinheiro, em si mesmo, não é bom ou mau, tudo depende do uso que se faça dele.
Existem sete Tatwas que se deve aprender a manejar para triunfar na vida. É necessário que você conheça os nomes dos tatwas.

Nomes dos Tatwas

Akasha é o princípio do éter.
 Vayu é o princípio etérico do ar.
 Tejas é o princípio etérico do fogo.
 Prithvi é princípio etéreo do elemento terra.
Apas é o princípio etérico da água.
Existem dois tatwas secretos, chamados Adhi e Samadhi, que vibram durante a Aurora e que são excelentes para a meditação interna (com eles se logra o êxtase, satori ou samadhi), a transmutação sexual e o Desdobramento Astral. Não nos estenderemos agora sobre estes Tatwas porque são de utilidade somente para estudantes já acostumados com as práticas gnósticas.


Horários Tátwicos da Natureza

Podemos sentir as diversas modificações dos Tatwas ao longo do dia. A vibração dos Tatwas começa com a saída do Sol. Cada Tatwa vibra durante 24 minutos em um período de duas horas. O primeiro Tatwa que vibra é o Akasha. Depois seguem, em ordem sucessiva, Vayu, Tejas, Prithvi e Apas. A cada duas horas mais ou menos, volta a vibrar o Akasha e se repete a sucessão dos Tatwas na mesma ordem já descrita. Observação importantíssima do GnosisOnline: Entretanto, a Natureza não segue um tempo cronológico restrito, portanto, esse tempo pode varias por inúmeras razões, tais como a estação do ano, influências lunares e solares, os ventos solares, influências planetárias (e até mesmo a aproximação gradativa do planeta Hercólobus pode influenciar o relógio da Natureza planetária).
Os Tatwas vibram de dia e de noite. É necessário identificar o momento de predominância de cada Tatwa no meio ambiente.

Propriedades dos Tatwas

É importante estudar as propriedades e influências dos Tatwas em todas as questões da vida, desde o clima até os estados de ânimo pessoais e coletivos da humanidade. Pode-se iniciar uma atividade esotérica, amorosa, social ou comercial conforme verificamos o Tatwa vigente.
Akasha: É bom, exclusivamente, para a interiorização, para a meditação, trabalhos psicológicos, mágicos etc. Aconselhamos que se ore muito nesta hora. Não marque encontro de negócios ou de amor a esta hora porque fracassará inevitavelmente. Este tatwa pode nos induzir a cometer erros gravíssimos. Se você trabalha durante este período, deve ser muito cuidadoso (os artistas devem abster-se de trabalhar no akasha, assim como os vendedores). Toda atividade “exteriorizadora” (comércio, venda, relações amorosas ou amistosas etc.) que começar em akasha tenderá ao fracasso. Este é o tatwa da morte, tanto psicológica quanto física (por isso se sabe que muitos idosos morrem no fim da madrugada e início do dia, devido a que este Tatwa tem correlação com o planeta Saturno). Entretanto, é o melhor momento para práticas de Alquimia Sexual, Pranayama egípcio, Ham-Sah, pois Akasha tende a puxar todas as energias “para dentro e para cima”. Suas cores são o violeta e o preto.
Vayu: Tudo que seja inteligência, velocidade e movimento corresponde a Vayu, o princípio do ar. Os ventos, o ar, o tráfego aéreo, o trânsito de automóveis, pesquisas sobre discos voadores, movimentos planetários, dissolução de problemas mentais etc., se acham relacionados com Vayu. Durante esses períodos, as pessoas se deleitam falando mal do próximo, enganando, roubando, fofocando etc. Geralmente, os acidentes aéreos ocorrem neste período e os suicidas são estimulados por este tatwa. Aconselhamos que não se case durante este período, porque seu matrimônio seria de curta duração. Todo tipo de negócios simples e rápidos é muito bom em Vayu, porém, os negócios complexos e de longa duração resultam em fracasso. É bom realizar trabalhos intelectuais durante este período, leituras de obras profundas, estudar para o vestibular etc.
Os grandes iogues manuseiam mentalmente este tatwa e o utilizam inteligentemente quando querem flutuar no ar, ou seja, em trabalhos Jinas e também Desdobramento Astral. Pode-se invocar os silfos e sílfides do ar, também os gênios e anjos do elemento Ar (tabela abaixo). Ehecatl, grande Deus do Movimento, ajudou Jesus no processo de teletransporte de seu corpo na tumba. Parvati é o supremo Reitor do Templo dos Ventos, onde se reúnem os Devas dos furacões, os grandes líderes dos silfos etc.
Tejas: É quente porque é o princípio etérico do fogo e seu Regente planetário é Samael, rei dos vulcões e do planeta Marte. Durante o período em que este Tatwa está em atividade, sentimos mais calor, o ambiente é seco (os videntes afirmam que descem sobre o meio ambiente onde de fogo etérico, afastando a umidade. Sugere-se banhar com água fria em Tejas e não se resfriará jamais. Não discuta com ninguém nos horários ou dias em que estiver predominando Tejas porque as consequências podem ser graves. Deve-se aproveitar o tempo de Tejas para se trabalhar intensamente. Não se case neste Tatwa porque terá constantes desavenças com o cônjuge. As explosões e os acidentes mais terríveis acontecem neste período do Tatwa Tejas. E se possível, não faça cirurgias médicas ou dentárias, pois haverá hemorragias.
Apas: É o principio da água e o oposto de Tejas (fogo). Esse Tatwa é maravilhoso para a compra de mercadorias. É também ótimo para os negócios e você pode conseguir muito dinheiro se souber aproveitar este Tatwa. Comece uma entrevista de emprego em Apas, venda em Apas. Converse amistosamente com seu cônjuge ou dialogue com seu parceiro em Apas. As viagens por vias aquáticas em Apas resultam boas. As chuvas que começam em Apas costumam ser muito longas e fortes. O Tatwa Apas opera concentrando e atraindo.
Prithvi: Este é o Tatwa do êxito na vida. Se você quer triunfar nos negócios, faça-os em Prithvi. Se quiser ter boa saúde, coma e beba em Prithvi. Os casamentos que se realizam em Prithivi se fazem felizes para toda a vida. Toda festa, toda conferência, todo negócio, todo encontro que forem realizados em Prithvi serão um êxito completo. Prithvi é amor, caridade, benevolência, alegria, bem-estar, frescor. É o princípio magnético da Terra.
http://www.gnosisonline.org/textos-especiais/tatwas-as-energias-etericas-da-natureza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário