2 de novembro de 2012

Finados pra quem afinal?
 
Por que será que a gente vive chorando os amigos mortos e não agüenta os que continuam vivos?
Mario Quintana
 
E porque choramos os familiares falecidos e não temos a humildade de reconciliarmos, abraçar e sorrir paras os entes queridos vivos? Porque hoje visitamos cemitérios e antes não suas casas?

...
 Antes chorar pelos vivos do que pelos mortos. O planeta esta abarrotado por habitantes Mortos-Vivos: pessoas que entregaram-se ao ódio, ao rancor, a vingança; pessoas sem amor próprio que se entregam ao prazer imediatista; pessoas sem sonhos e sem esperanças; pessoas tristes que só nutrem o pessimismo; pessoas que nunca arriscaram por pura covardia; pessoas que não plantam nada, só colhem, reclamam e nem agradecem; pessoas que tem dó dos mortos mas não tem compaixão por um miserável, por um animal; pessoas que matam as outras aos poucos; pessoas que passam a vida toda na inércia; pessoas que vêem apenas os defeitos dos outros e quando morrem apenas qualidades, viram Santos; pessoas que passam a vida toda lamentando pelos que se foram quando poderia velar a si mesmo a cada hora perdida... Precisamos de pás, pois há muitos para sepultar.

Uma pátria compõe-se dos mortos que a fundaram assim como dos vivos que a continuam.
 Ernest Renan

Por mim, creio que estamos mortos há muito tempo: morremos no exacto momento em que deixamos de ser úteis.
 Jean-Paul Sartre

E ainda choramos pelos mortos, sendo que somos um planeta-zumbi, fabrica de mortes. Não devíamos ter pena dos mortos e sim dos vivos, principalmente daqueles que vivem sem amor. Finados pra quem afinal?
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário